Comitê de Educação em Direitos Humanos

Comitês

Notícias

04/04/2014

Regionais do CEDH-PR promovem ações prol ODM

No último dia 12 de Março, o Comitê de Educação em Direitos Humanos -regional Francisco Beltrão, representado pelo Agente Penitenciário Francisco Marcelo Correa, esteve em reunião no Centro de Dirigentes e Lojistas . Decorrente desta reunião o CEDH passa a auxiliar nos trabalhos do Conselho de Segurança -CONSEG do Município de Francisco Beltrão.

Entre as ações a serem implementadas está à fomentação do tema Cultura da Paz entre os jovens da Rede Municipal de Ensino, de maneira a formar líderes nesse temática,  bem como, de promover nos Bairros a implantação do Projeto de Lei da Vizinhança Solidária, onde os moradores além de cuidarem do patrimônio um do outro, também irão ser capacitados em outras áreas como Trânsito, Saúde, Lazer, entre outros.

As atividades também contam com a parceria da UNIOESTE, UTFPR, UNIPAR, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras.

A reunião contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas de vários segmentos da Sociedade e todos se mostraram empenhados em desempenhar a missão e agradeceram o compromisso assumido também do CEDH- regional de Francisco Beltrão. 

Ainda em Março, a coordenação do CEDH Francisco Beltrão participou de Assembléia que definiu a nova gestão do Conselho da Comunidade de Francisco Beltrão. A assembléia ocorreu no Fórum da Comarca do Município e entre os presentes estavam o Juiz da Vara de Execuções Penais MM Dr. Rodrigo Simões Palma e a representante do Ministério Público, Promotora Dra. Maria Fernanda Marinelli Salvadori Belentani. Por aclamação e unanimidade a chapa União, presidida por Wilson Balestro foi reeleita.

A atual gestão considera o CEDH-regional um parceiro incondicional na efetivação das ações locais em prol a reinserção social, tanto que logo após a Assembléia foi noticiado à doação de óculos para os apenados, uma solicitação que já havia sido feita pelo Comitê e pelo CEEBJA Novos Horizontes.

Também foi doado material plástico que servirá como espelho, a ser instalado na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, a fim de facilitar nos procedimentos de higiene dos apenados (higiene bucal e para utilizar ao fazerem a barba), uma solicitação advinda também do Comitê e da Divisão de Segurança da Unidade Penal.

 Nos últimos anos vários materiais foram doados como rádios comunicadores (HT´s), câmeras, algemas, alambrado, reforma do espaço onde acontece a visita social, livros, entre outros, totalizando mais de cem mil reais, tornando o Conselho da Comunidade importantíssimo no trabalho de reintegrar o apenado a Sociedade Beltronense.

Já em Maringá no dia 27/03, o Coordenador do CEDH Arnobe Lemes e o Diretor da Penitenciária Estadual de Maringá Sr. Vaine Gomes, receberam a reunião mensal do Núcleo ODM (Movimento Nós Podemos Maringá). A reunião foi acompanhada pelos servidores da PEM e do CEEBJA local. Além dos assuntos gerais relacionados às ações do grupo, houve a apresentação do projeto Escrever o Futuro, uma explanação sobre o funcionamento da PEM e, logo após, uma visita técnica a todos os setores do estabelecimento penal onde os participantes puderam tirar dúvidas gerais sobre o tratamento penal ali oferecido.

Após a visita foi servido um coffee break como momento de confraternização.

Segundo o Diretor Vaine Gomes, “como resultado temos mais um segmento da comunidade local que passa a conhecer a realidade da nossa unidade penal e que passam a fortalecer a nossa grande rede de parceiros já existente”.

O Núcleo ODM já é parceiro das Unidades Penais de Maringá há algum tempo, e, ainda conta com Arnobe e Vaine, na composição do Colegiado Nós Podemos Maringá desde o ano passado.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.