Comitê de Educação em Direitos Humanos

Comitês

Quem somos

Por recomendação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, o Comitê de Educação em Direitos Humanos no Paraná - CEDH-PR foi criado pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU/PR) por meio da Resolução Nº 229 em 14 de junho de 2013.

Gerenciado pela Escola de Educação em Direitos Humanos da SEJU/PR, com orientação política e pedagógica do Conselho Estadual da Educação do Paraná, o CEDH-PR planeja e dissemina ações para a cultura da paz e não violência a partir das unidades penais, extensivas a outras instituições jurisdicionadas aos oito (8) Comitês Regionais de EDH. Cada Comitê é composto por uma Coordenação, uma Diretoria Executiva e um Conselho Pleno na esfera estadual e nas regionais, sendo que cada um integra, ainda, quatro Grupos de Trabalho (GT) no Sistema Penal do Paraná: 1) Educação Ambiental; 2) Assistência Religiosa e Família; 3) Arte e Cultura e 4) Bem Viver. Esses oito comitês estão estrategicamente distribuídos nos municípios de: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

O CEDH-PR possui caráter interinstitucional no planejamento e no desenvolvimento de ações para a paz e não violência,integrando os três setores da sociedade (ex. unidades penais, escolas e universidades públicas e particulares, empresas, igrejas,centros socioeducativos (Censes), Conselhos Tutelares, Ordem dos Advogados, Ministério Público,Conselhos de Segurança, FIEP/SESI, ONGdentre outros).Ao integrar esforços de agentes penitenciários, psicólogos, advogados, assistentes sociais, professores, jornalistas, administradores, pedagogos, médicosdentre outros profissionais, atuantes nas diversas instituições constituintes, o CEDH-PR possui, também, caráter interdisciplinar.Além disso, o CEDH está integrado ao Comitê de Tecnologia e Dignidade Humana da SEJU/PR (Resolução Nº 230 de 14/06/2013), cuja especificidade é a de planejar e desenvolver ações de prevenção ao uso compulsivo das tecnologias e aos cibercrimes.

Nesse contexto, destaca-se a participação ativa da Universidade Federal do Paraná como parceira das ações desenvolvidas pelo Comitê EDH-PR, em decorrência do Projeto UFPR Unindo Talentos desde o ano de 2011 na SEJU/PR, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Igualmente, a participação das demais instituições parceiras tem proporcionado o fortalecimento dos implementos do CEDH-PR.

Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de Número '8'
O CEDH-PR também integra o Colegiado Estadual do Movimento Nós Podemos Paraná e respectivamente as 08 (oito) regionais fazem parte dos Núcleos ODMs regionais, pois em Junho de 2013 a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos assinou Termo de Adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, a partir de então todas as ações desenvolvidas pelo Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná estão essencialmente vinculadas ao alcance do ODM 8 (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de Número '8' – ‘Todo mundo trabalhando pelo Desenvolvimento’), com a prerrogativa de articular e mobilizar cidadãos e instituições, não restritivas à esfera pública, em prol aos 08 (oito) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Recomendar esta página via e-mail: